domingo, 15 de janeiro de 2017

Que verniz usar na minha caixa de MDF?

Olá pessoal,

Após alguns terem perguntado nos comentários qual o verniz que uso nas caixas de MDF, vou explicar isso nessa postagem.

Depois de ter feito algumas experimentações, resolvi adotar o Verniz Acrílico Fosco, da Acrilex.
Gosto do acabamento que ele dá à pintura e da textura dele.


Algo que pode assustar é a cor branca desse verniz, não só dentro da embalagem, mas inclusive quando aplicamos no MDF. Porém eu garanto a vocês: ele fica incolor depois que seca.

Vejam fotos de produtos onde ele foi usado:





E por que a preferência por um verniz fosco ou invés de brilhante? Essa é uma escolha pessoal, e, no meu caso, eu prefero muito mais o acabamento fosco. Na escolha das tintas também evito as de acabamento brilhante, até porque caixas com essa acabamento correm o risco de ficar com a tampa "grudando" na base. 
Por isso, se você for fazer um acabamento brilhante é muito importante deixar a caixa secando depois de pintada e envernizada por um longo período de tempo, sem fechá-la e/ou colocar divisórias. Se você não fizer isso, corre o risco das superfícies da caixa que se encontram ficarem grudando umas nas outras. 
Para ver mais detalhes sobre como pintar e envernizar uma caixa de MDF, acesse a postagem completa sobre esse assunto em nosso blog.

Até mais,
www.cinemimo.com.br

20 comentários:

  1. Adorei seu passo a passo. Quero fazer sous plats em mdf mas nunca trabalhei com artesanato. Gostaria de usar uma cor metálica como cobre ou ouro velho. Vc poderia me indicar alguma? Mesmo sendo metálica, devo finalizar com verniz? Fosco ou brilhante?
    Parabéns pelo seu blog. Direto ao ponto e muito elucidativo. Espero que possa me orientar.
    Agradeço antecipadamente
    Maria Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Nina, tudo bom?

      Eu tive pouquíssimas experiências com tinta metálica. Uma vez em que eu usei o brilho da tinta ficou soltando na minha mão sempre que eu pegava na peça. Então realmente é importante encontrar uma marca que seja boa. Infelizmente não tenho como te dar dicas detalhadas sobre isso. Mas sugiro que você teste, para ver por exemplo essa questão do verniz fosco ou brilhante, ou se nem precisa de verniz...

      Um abraço.

      Excluir
    2. Boa noite, eu uso a tinta Metal Colors da Acrilex, é ótima e não fica grudando, depois de pintar não precisa verniz, como base uso a Tinta Nature Colors da Acrilex Amarelo Ocre, que o dourado fica lindo e perfeito, essa tinta é acrílica fosca (amarelo ocre), ótima tinta, ótima qualidade e é econômica, não precisa mais do que duas demãos de tinta..

      Excluir
    3. Desculpe, duas demãos quando se usa somente a fosca e quando usar a metal colors use uma demão de amarelo ocre e duas demãos de dourado...

      Excluir
  2. O verniz é aplicado uma vez só? To usando o msm dá sua postagem

    ResponderExcluir
  3. Oi queria saber qual verniz é melhor de usar com a tinta PVA em mdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso da resposta o mais rápido possível
      Obrigada

      Excluir
    2. Olá, boa tarde!
      Gostaria de saber ao certo como deixar uma peça de MDF rústica. Preciso selar ela antes ou só passo o Acqua betume com cera e depois o verniz??? Agradeço desde já.

      Excluir
    3. Olá Lauriane,
      Olha, eu nunca observei diferença do resultado desse verniz a depender da tinta utilizada. Acredito que não tem problema aplicar esse fosco acrilex que colocquei na postagem.

      Excluir
    4. Olá Karla,

      Não tenho experiência com esse tratamento para ficar rústico. Acredito que você deve encontrar tutorial no youtube.

      Um abraço.

      Excluir
  4. Olá... Podemos aplicar o verniz direto na peça de mdf??? Qual o mais indicado??? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Nunca fiz isso, mas não vejo nenhum impedimento! Eu usaria esse verniz fosco da postagem mesmo.
      Um abraço.

      Excluir
  5. Olá. Pintei uma caixa MDF de marrom, e passei verniz fosco, mas aí respingou água manchou. Tive que fazer todo o trabalho. Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nesse caso eu lixaria no lugar da mancha e proximidades. Depois é preciso pintar de novo e passar o verniz. É importante não molhar, principalmente se a caixa tiver sido feita a pouco tempo.

      Excluir
  6. Olá, pintei o mdf de preto e passei o Verniz fosco da Acrilex, mas fico manchado mesmo eu tirando o excesso com o rolo. O que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Provavelmente isso aconteceu porque seu rolinho estava um pouco molhado, ou o pincel. E realmente não pode ficar com muito excesso. Nesse caso você pode lixar, dar uma mão do preto e, depois que a tinta estiver seca, passar o verniz de novo.

      Excluir
  7. Boa tarde,
    Gostaria de saber como tirar o verniz do pincel e rolinho

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. É a primeira vez que estou trabalhando com MDF. Quero fazer uma decoupage em uma placa 18x18 cm. Comecei envernizando o verso com o verniz acrílico fosco da Acrilex, não queria pintá-lo. Já errei pois não usei selador. Passei a primeira mão com pincel e alisei com o rolinho. Depois de seco não notei nenhuma diferença. Aliás, perdeu o brilho original e só. Ainda vou ter que lixar pois ficou um pouco áspero. Enfim, me arrependi de ter envernizado. É possível pintar com PVA branco por cima do verniz e depois usar Multcolage pra fazer a decoupage e assim deixar o lado de trás sem nenhuma aplicação? Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  9. Eu não consigo usar o verniz fosco, tb uso da acrilex, porem parece que as peças ficam manchadas, nao fica com um acabamento legal

    ResponderExcluir